sábado, 17 de julho de 2010

Lixo na Cidade - Temos que nos Conscientizar!!!

Um abraço do tamanho do Brasil a Todos!!
A matéria que estampa a capa de um jornal da cidade é "Lixo está por toda a Parte".
Realmente isso é verdade, e basta andarmos pelas ruas que veremos lixo em lugares inemagináveis.
Mais temos que ver os dois lados da moeda, a prefeitura disponibiliza o serviço de coleta, que em cada bairro tem os dias e horários determinados para passar.
Mais muitas vezes vemos pessoas jogarem lixo em terrenos, que já estão sujos com mato e pioram de situação com o lixo.Outro fato que pesa é o fato de que as pessoas colocam o lixo depois que o caminhão já passou, ou seja ele ficará exposto (para os cachorros que fazem a maior bagunça), até que o caminhão passe no outro dia ou em alguns bairros podem  ficar até  2 dias....


Temos que nos conscientizar, porque cooperando teremos uma cidade mais limpa e organizada.Então seguem algumas dicas para ajudarmos o serviço de coleta municipal e os varredores que todos os dias cedinho já estão batalhando por uma cidade mais limpa:

1 - Separe Corretamente seu lixo:
Lixo inorgânico 
Se puder, coloque em sacos diferentes as embalagens de plástico, lata, vidro e papel. No caso de você conhecer alguém que usa esse tipo de material como matéria-prima, já pode destinar a essa pessoa ou empresa. Algumas escolas e associações reciclam papel, por exemplo. Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE  fazem trabalhos desse tipo. No seu bairro mesmo deve haver alguém que precise do lixo que lhe sobra. Há muitos catadores de latinhas por aí. Há agricultores que usam as embalagens longa vida (tetra park) para montar viveiros. E já vi também bandas de garagem que recolhem caixas de ovos vazias para fazer o isolamento acústico das paredes (para alívio dos ouvidos vizinhos!). 

Lixo químico e tóxico 
Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, termômetros, e outros produtos que contenham elementos químicos têm destino especial. Esse tipo de lixo não deve ser deixado para que o caminhão leve embora. Há pontos de coleta específicos, como postos de saúde, agências bancárias, escolas, supermercados e a Secretaria do Meio Ambiente. Agrotóxicos, pesticidas, inseticidas, repelentes, herbicidas, material de pintura e máquinas devem ser separados dos outros tipos de resíduos. Os agricultores devem devolver as embalagens no local onde compraram o produto.

Lixo hospitalar 
Curativos e seringas, em casa, não devem ir para o lixo orgânico. Pede-se que sejam entregues nos postos de saúde ou farmácias. Os responsáveis pela destinação correta desse tipo de lixo são as fontes, de acordo com o que determina o código de posturas. Algumas empresas estão credenciadas pelo município para recolher o lixo hospitalar.

Lixo verde 
Para recolher restos de poda, o cidadão deve entrar em contato com a Prefeitura, que tem três dias úteis para fazer o recolhimento.  No caso de entulho de construção, há empresas credenciadas para o recolhimento.




2- Pesquise os horários e dias corretos que o caminhão de coleta passa em seu bairro, e agende-se para que o lixo esteja lá quando ele passar.

3- Não jogue entulho,móveis e afins, em terrenos,rios e córregos, se não souber o que fazer com o lixo entre em contato com a Prefeitura.



Seguindo essas dicas você contribui para uma cidade mais limpa, organizada e com o meio ambiente!!
Bom vou ficando por aqui...
Ataíde Alves

Um comentário:

  1. Olá. Matéria social...Interessante, amplamente discutida, diria uma matéria para se colocar no currículo escolar desde a base de ensino. Mas, sabe de uma coisa? Ontem eu ví uma daquelas reportagens sensacionalistas na tv em que um casal corria com a filha baleada na cabeça nos braços em busca de atendimento..foram cinco hospitais, pai desesperado, mãe chorando carregando a criança, e o câmera acompanhando tudo junto com a reporter, aquela correria para não perder nenhum detalhe da cena.A criança quase morta. Agora te pergunto: Mais valeu a reportagem do que a vida humana. Porque a equipe de reportagem não pegou aquele trio e colocou no carro e buscou auxilio para a ferida? Porque nada fizeram? A notícia é mais que o humanismo? Que a vida? Que o senso? Se cada reporter em campo buscasse não apenas mostrar a miséria mas, fazer alguma coisa para ser a diferença, se cada equipe de reportagem além de primar pela eficiencia da reportagem, trouxesse atitudes práticas no mundo das necessidades, não seria demagogia, não seria em vão. Isso á apenas um pequeno desabafo, me desculpe utilizar seu espaço para tal.Abraços Ataíde, e boa semana.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário